Lanchonete

pessoas/equipe

De 2013-2017, Lanchonete.org foi uma plataforma cultural conduzida por artistas, focada em como pessoas vivem e trabalham, navegam e compartilham a cidade contemporânea, tendo São Paulo como panorama. O nome vem dos onipresentes balcões das lanchonetes — pontos de comércio amigáveis, sem barreiras, laboriosos e com suas luzes brancas — que ocupam todas as esquinas da cidade. Lanchonete.org foi sobre problemas que cidades grandes encaram, as diferentes formas de “poder urbano”, e o Direito à Cidade, não como uma maneira de definir esses conceitos… mas de esticar a plataforma o máximo possível para considerar diversos pontos de vista. Agora, Lanchonete.org faz a sua transição para a Associação Espaço Cultural Lanchonete.


Ciclo de Pós-Planejamento 2018

O futuro da Lanchonete.org é para ser deixado em aberto. Por mais que o projeto de 5 anos da Lanchonete.org tenha acabado, você pode ver as ações culminantes, que se concentram apenas na lanchonete física, na rua Paim, no Ciclo do Pós-Projeto.


Abaixo estão os nomes dos participantes e os respectivos anos em que se envolveram nos projetos do Lanchonete.org. A história do Lanchonete (2013-2016) também pode ser vista como um cronograma, e o arquivo do projeto pode ser visto aqui.

Clique aqui para fazer o download da ficha técnica dos participantes.

 

Joel Borges – 2012-2018

Produtor Cultural: Em 1996 fundou a Associação IXKIZIT (Associação para a Promoção de Criação Contemporânea) em Paris. Em 2001, Joel Borges foi premiado com o programa de residência da Villa Kujoyama em Kyoto, Japão. Entre 1999 e 2006, desenvolveu e executou vários programas de cooperação internacional para intercâmbios artísticos de grande âmbito geográfico, com o apoio da União Europeia, dentro do contexto do programa Culture 2000. Diretor-geral dos projetos da Casa das Caldeiras, São Paulo, Brasil, desde 2008. Presidente da Associação Lanchonete.org desde 2012. Fe parte do grupo de gestão do residencias_en_red (rede de 28 espaços de arte e cultura no território iberoamericano).


Nazaré Brazil – 2012-2018

Coordenadora do Centro Cultural São João, trabalhou no projeto Ocupação Cultural, como coordenadora de espaço e ministrou a oficina de pintura em 2011 e 2012. Ativista Social e Cultural; Articulações com Movimentos de Moradias (Ocupações) Ativismo Cultural junto aos Moradores das Ocupações para realizações das Atividades Culturais, Curadora e Coordenadora de Oficinas: Produção de Sarau Cultural, Capoeira, Teatro, Evento Beneficente de Arte e Cultura, Café Imaginário, Agente Comunitária de Cultura da prefeitura de São Paulo com o projeto Café Imaginário. Participa de cursos de formação na área cultural.


Paulo Bueno – 2016

Graphic design and photography.
http://cargocollective.com/paulobueno


Thiago Carrapatoso – 2012/2013-2016

Jornalista, especialista em Comunicação, Arte e Tecnologia e mestre pelo Center for Curatorial Studies (CCS) na Bard College, em Nova York. Foi um dos fundadores da Casa de Cultura Digital; um dos idealizadores do Movimento Baixo Centro; autor da pesquisa A Arte do Cibridismo, realizada pela Funarte e ganhadora do prêmio de melhor estudo sobre arte pela Fundação Bienal de São Paulo; curador do ciclo Cidade Queer, financiada pela fundação canadense Musagetes; e coordenador do Google Cultural Institute no Brasil, fornecido pela Accenture.


Tarcísio de Oliveira Carvalho – 2017-2018

Comerciante, trabalha há mais de 28 anos em seu bar na rua Paim. O ambiente é simples e tradicional e reúne toda semana amigos e familiares. Recentemente Tarcísio começou a colaborar com o Lanchonete.org, e juntos desenvolveram festas, comidas, conversas e eventos culturais.


Coletivo COLETORES  – 2016-2018

Coletivo de arte/intervenção urbana, formado em 2008 na periferia da Zona Leste da Cidade de São Paulo pelos artistas Toni William e Flávio Camargo. Com um histórico de ações que pensam a cidade, as pessoas e as relações entre arte, cidade, tecnologia e o público, o coletivo COLETORES procura ao longo de sua trajetória, caminhos que explorem as diferentes formas de jogar e interagir com a cidade. Desde o ano de 2016 o Coletores tem Colaborado com o Lanchonete.org realizando uma série de projetos que promovem a articulação entre o território, memória e corporalidade. Durante esses três anos de atividades, o Coletores pode contribuir com as mais variadas ações como: Cidade QUEER, Portas Abertas – Goethe Institut, O museu da Vizinhança – Paim, 13ª Bienal de Arte contemporânea de Dakar e o projeto Corpos Cartográficos que foi realizado como programação paralela a 33ª Bienal de Arte Contemporânea de São Paulo.
www.facebook.com/coletorescoletivo
saomateusemmovimento.org/medialab
youtube.com/channel/UCC7-Y_kXrCoNVAI1S8k0aWg
www.dasding.org/coletores
E-mail: arslab@hotmail.com


Larissa Costa – 2016-2018

Aquiteta recém-formada e moradora da rua Paim, no centro de São Paulo. Trabalha com projetos residenciais em um escritório de arquitetura. Participou de projetos sociais como o lanchonete.org, uma plataforma de incentivo a cultura, e o projeto FICA,  que visam encarar a gentrificação no centro de São Paulo. (2017-2018)


Renato Cymbalista  – 2015-2018

Docente do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto, grupo de disciplinas Urbanização e Urbanismo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2006). Coordenador do núcleo de urbanismo do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (2003-2008). Pesquisador de Pós doutorado do IFCH-UNICAMP, no projeto temático “Dimensões do Império Português” (2008-2010). Parecerista ad hoc FAPESP. Editor Adjunto da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (2010-2012). Presidente do Instituto Pólis (desde 2012). (Texto informado pelo autor)


Raphael Daibert – 2012-2018

Pesquisador, curador, produtor cultural e ativista, baseado em São Paulo, Brasil. Mestrando em Art Praxis no Dutch Art Institute. Editor Assistente na plataforma ArtsEverywhere e pesquisador no grupo de estudos “Fazendo gestos em direção a futuros Decoloniais” na Universidade de British Columbia. Membro fundador do Lanchonete.org. Trabalha na interseção entre a curadoria e a produção de diferentes projetos de arte engajada, em torno de gênero & sexualidade, decolonialidade, migrações, o direito à cidade e pedagogias.


Laura Daviña – 2015-2018

Designer gráfica, busca em sua prática a experimentação e o cruzamento entre design gráfico e artes visuais. Atua como editora de arte desde 2007, tanto no campo editorial quanto em projetos independentes e experimentais. Foi gestora do espaço autônomo .Aurora, onde nasceu Edições Aurora, da qual fez parte e coordenou. Atualmente trabalha no projeto Publication Studio São Paulo e organiza atividades no Parquinho Gráfico, na Casa do Povo.


Bel Falleiros

Artista brasileira com formação em arquitetura cujo trabalho tem foco em território e identidade.  A busca de brechas na paisagem, procurando pistas para narrativas ausentes da história oficial, é a base do seu trabalho. Seus trabalhos e caminhadas performáticas foram apresentados na CAIXA Cultural em São Paulo e MAXXI Museum, em Roma.  Em São Paulo fundou o espaço de arte independente .Aurora, promovendo atividades públicas no centro da cidade de 2013 a 2017. Desde de que se mudou para os Estados Unidos seu trabalho vem conectando o público com a terra, em trabalhos site-specific na paisagem para Pecos National Park, no Novo México (2016), Burnside Farm, em Detroit (2017), Santa Fe Art Institute, em colaboração com o grupo de mulheres indígenas Tewa Women United (2018), e Works on Water / Underwater New York (2018).  Em Nova York, como parte da residência AnnexB, deu início a um grupo de encontros com mulheres Latinas, criando espaço para olhar para o que nos une, mulheres das Américas.

Foto: Leandro Viana


Isabel Gandía – 2013-2018

Nasceu e cresceu em San Juan, Puerto Rico, e vive em Nova York há cinco anos. formada em Artes Visuais, e mestre em Gestão de Arte e Cultura do Pratt Institute, NY. Equilibra a vida entre o trabalho em cenários dentro do departamento de vestuários para filmes e televisão, coordenando projetos artísticos e documentando viagens a músicas.


Thiago Correia Gonçalves – 2012-2015, 2018

Vive e trabalha em São Paulo e em Nova York. Estudou Cinema na FAAP (SP-BR) e arquitetura na Escola da Cidade (SP-BR) e na Architectural Association (LDN-UK). Dentre as instituições nas quais ele já mostrou trabalhos estão: Niklas Schechinger Gallery (2014), Hamburgo (DE); Vitrina, MASP (2014); Memorial da América Latina (2014); Centro Cultural São Paulo (2013), (SP-BR) ; Casa de Cultura Mário Quintana (2013) and Galeria Península (2014) em Porto Alegre (BR); e o Dox Center em Praga (CZK).
cargocollective.com/thiagocg


Abdoulaye Guibila – 2017-2018

Tem 28 anos e é de Burkina Faso. Chegou no Brasil com o sonho de trabalhar e poder aprender mais sobre a culinária e as técnicas da cozinha. Inicialmente trabalhou em obras para poder se manter, até conseguir fazer o trabalho que realmente gosta, cozinhar. Conheceu a Gastromotiva, onde aprendeu técnicas de cozinha e ao mesmo tempo o sistema da culinária brasileira. Foi vencedor do concurso de sobremesa da KENZO DO BEM, avaliado pelo masterchef do Brasil Fogaça. Foi uma experiência muito grande para ele, e começou a pensar em levar a Gastromotiva para o Burkina Faso. Integrou ao grupo do Lanchonete.org, onde fez muitos eventos com o coletivo, e pôs em prática muito do que havia aprendido durante seu período na Gastromotiva.


Todd Lanier Lester – 2012-2018

Administrador, defensor de artistas e produtor cultural. Já trabalhou em funções de liderança, advocacia, e planejamento estratégico no Global Arts Corps, Reporters Sans Frontières, ArtsRightsJustice Academy na University of Hildesheim, e no International Rescue Committee. Fundou o freeDimensional, uma rede de criação de arranjos de locais de refúgio para artistas-em-perigo com a participação em residências artísticas, o que foi o primeiro de uma série de projetos duracionais, de múltiplos participantes, focados em direitos. Recentemente completou o Lanchonete.org, seu segundo projeto sobre o direito à cidade em São Paulo. O terceiro e último projeto da série, Luv ‘til it Hurts, trata de saúde pública e estigma. Todd é membro sênior no World Policy Institute, onde dirige o Arts-Policy Nexus, e é membro do comitê de direção do Artist-at-Risk Connection, no PEN American Center. Coordena o ArtistSafety.net, um híbrido entre consultoria e rede de voluntários que fornece gestão de casos para artistas em risco.


 

Anat Litwin – 2019

Artista, curadora, pesquisadora, fundadora do HomeBase Project (2006-2016, NYC / Berlim / Jerusalem / Saitama), premiada pela 2013 Andy Warhol Fellowship for Curatorial Research, focando no futuro de modelos de residências conduzidas por artistas, doutoranda no Department of Urban Planning, Technion ITT. O trabalho de Anat toma forma em um espectro de meios artísticos e práticas críticas espaciais. Tudo está enraizado na busca de fundir o cotidiano da vivência urbana com a arte contemporânea, enquanto se desafia o papel do artista na sociedade, e a agência da arte contemporânea na cidade Neoliberal. O desenvolvimento de práticas de Artistic Hosting, baseado na re-apropriação do Lar como o fundo da cidade Neoliberal, se tornaram o centro de seu trabalho atual e pesquisa acadêmica.


Daniel Lühmann – 2013-2017

Trabalha principalmente com tradução, edição, e tudo o que é escrito; dentre os autores traduzidos ao português por ele, estão Emmanuel Carrère, Philip K. Dick e Georges Perec. Ele também está entrando no campo de dança contemporânea com vídeos e outros materiais textuais. (traduziu materiais entre português e inglês ao longo do processo do Lanchonete.org.)


Leandro Moraes – 2017-2018

Fotógrafo e documentarista há doze anos, colabora para veículos nacionais e internacionais como Folha de S.Paulo, Revista Época, Portal UOL, Jornal Liberation, dentre outros, e também para mídias independentes como Mídia Ninja e Revista Vai da Pé. Além de matérias e retratos para veículos de comunicação se dedica à projetos autorais que, em sua maioria, envolvem questões políticas e sociais.
cargocollective.com/leandromoraes


Pablo Morais – 2019

Mineiro, estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É formado como Técnico em Edificações pelo Centro Federal de Ensino Tecnológico de Minas Gerais (CEFET-MG) e em 2016 foi bolsista do programa Skills Without Borders (parceria entre CEFET-MG e AoC UK), pelo qual estudou por 3 meses “Construction” no Cambridge Regional College no Reino Unido.


Kadija de Paula – 2017-2018

Combina comida, texto e performance para criar situações e happenings que questionam o valor do trabalho, recursos e práticas sociais. Ela é autora e editora de publicações independentes, e já apresentou seu trabalho de pesquisa, performance e artes visuais em seminários, exposições e happenings no U-Jazdswski Castle Varsóvia, AZB Skulptur Platz Zurique; 67 Ludlow Street Gallery Nova York; Sesc e Casa do Povo São Paulo; FLUCA Austrian cultural pavilion Plovdiv; Q21 Museums Quartier Viena; Wachauarena Melk; 32ª Bienal de São Paulo; MATADERO Madrid; Villa Romana Florença; Jan van Eyck Academie Maastricht; Casa Daros Latinamerica; United Nations University Tóquio; ArteBA; e MAM Medellín, entre outros.


Thiago de Paula Souza – 2015-2016

Nasceu em São Paulo e cresceu entre a megalópole louca e seus entornos. Ele possui uma graduação em Ciências Sociais e trabalha como educador no Museu Afro Brasil, em São Paulo. Thiago tem interesse em antropologia e educação, e pesquisa campos relacionados a questões raciais no Brasil, a diáspora africana e migrações contemporâneas africanas.


Demétrio Portugal – 2016

Arte, cultura e transformação social são o foco dos projetos que desenvolve como criador, gestor, curador e produtor. Participação em coletivo junto à plataforma Lanchonete.org; inicializador da AVXLab (Laboratório de expressões audiovisuais), do ALTav (Rede do Audiovisual Expandido), MatilhaCultural (Centro Cultural Independente). Possui trabalhos artísticos em audiovisual expandido, intervenção urbana e fotografia. (2016)
demetriocultura.net


Gian Spina – 2016-2018

Estudou cinema, história, filosofia e diversas línguas. atualmente dedica-se ao estudo do árabe, a poesia e a temas que dialogam com a história das idéias, a da ocupação da subjetividade assim como a materialização do poder no espaço público. participou da residência artística do CAPACETE em Atenas junto a Documenta 14 no ano de 2017. nos últimos 10 anos participou de uma série de exposições e projetos dos mais diversos em países como África do Sul, Grécia, Palestina, Jordânia, Alemanha, França, Espanha; trabalhou como professor na Escola da Cidade em São Paulo e na Art Academy of Palestine em Ramallah, Palestina. Em 2011 obteve a bolsa de estudos Rotary Club de Offenbach am Main. Teve como professores a filósofa Julianne Rebentisch assim como Fabien Vallos, por quem foi orientado em sua tese de mestrado. escreve, hoje, para o World Policy Institut e o Arts Everywhere. em 2016 foi contemplado pelo edital exposição individual no Centro Cultural São Paulo com a obra “Tanto Tudo” . cruzou o vale do Jordão e o west bank a pé.
gianspina.com


Paula Van Erven – 2017-2018

Artista visual, vive e trabalha em São Paulo, SP.


Leandro Viana – 2012-2017

Fotógrafo freelancer, baseado em Nova York, originalmente de São Paulo, Brasil. Após entrar no campo através da moda, editorial, and da fotografia de publicidade, mais notavelmente na DPZ, uma das principais agências de publicidade no Brasil, Leandro começou a documentar questões sociais como a imigração, refugiados, e direitos humanos.
(para fora: Dhaka, Bangladesh para o festival Chobi Melo)
www.leandroviana.com


Lorena Vicini – 2013-2018

vem de São Paulo, trabalha como editora e gestora cultural, e atualmente é estudante de Doutorado na Kunsthoschule Kassel. É jornalista e possui mestrado em literatura alemã (Universidade de São Paulo). De 2015-2017, coordenou o projeto “Episódios do Sul”, no Goethe-Institut São Paulo, no qual ela desenvolveu projetos visando descolonizar saberes, à partir de uma perspectiva do “sul”. Lorena é co-autora das seguintes publicações: “Inspirador: Diretrizes Internacionais para a Gestão Cultural Sustentável” e “Desenvolvendo identidades para melhorar a Coletividade.”


ASSOCIAÇÃO ESPAÇO CULTURAL LANCHONETE (conselho)

Joel Borges, President (atual)
Nazaré Brasil (atual)
Francisca Caporali (passado)
Ângela Destro (atual)
Todd Lanier Lester (atual)
Leandro Viana (passado)
Lorena Vicini (atual)
Camila Camargo Corazza & Erika Spalding (Barbosa e Spalding Advogados)
PREPARAÇÃO DE COMIDA: Pipa, Abdoulaye Guibila, Kadija de Paula, Jonas Van Holanda, Adler Murada, Ingrid Cuestas, GastroMotiva, Cidades sem Fome, Café Imaginário, Fechado para Jantar.
FOTOGRAFIA: Além de Leandro Viana, Leandro Moraes, e Danila Bustamente, que se juntaram ao processo do Lanchonete.org, também trabalhamos com vários fotógrafos/as independentes, incluindo o Paulo Bueno, Mayra Azzi, e Marina Rago.)