Lanchonete

Passo o ponto

Ao pesquisar o direito à cidade, o Lanchonete.org trabalhou por toda a São Paulo com um foco especial em seu centro, e contribuiu ideias e perguntas a uma série de temas urbanos. Durante seus últimos dois anos de sua duração de cinco anos (2012-2017), nós tivemos um foco especial no ambiente construído do Conjunto Santos Dumont, e na vizinhança ao redor da lanchonete localizada na base do edifício mais alto dos três do conjunto, chamado 14 Bis. No planejamento de um projeto de longa duração, nós consideramos a nossa relação e crescimento com o Conjunto Santos Dumont, especialmente a nossa forte parceria com o Tarcísio, administrador do bar há 30 e poucos anos. De fato, o Bar do Tarcísio tem recebido convidados dos “campos” de arte, de arquitetura, da academia e do urbano nestes últimos anos.

Ao se aproximar da data “oficial” do fim do Lanchonete.org, nós começamos a receber pedidos de indivíduos e organizações para se engajarem e/ou pesquisarem o projeto e sua localização. Dado que o aparato da plataforma já existe, e o nosso desejo que trabalho–e relacionamentos–com o Conjunto Santos Dumont possam continuar em diferentes formas… dado isso, estamos aceitando novas ideias e dicas sobre futuros direcionamentos para a Associação Espaço Cultural Lanchonete.

Em 2013, o artista, arquiteto, e membro do Lanchonete.org , Thiago Gonçalves, fez uma

performance baseada em comida chamada “Acarajé e Gravura” na Ocupação São João, para a Bienal de Arquitetura de São Paulo do mesmo ano. Em 2015 ele recontou a “história” da migração no Brasil com outra performance na participação do Lanchonete.org no Bamako Encounters, chamada “Maniçoba” (prato feito com uma planta comum a ambos o oeste da África e o Brasil). No final de novembro de 2018, Thiago concebeu o “Terroir da Paim,” uma intervenção que envolvia secar (e comer) carne, na passagem interna do Conjunto Santos Dumont, ajudando o Lanchonete.org a re-imaginar o conceito da “charrette” (ou de consulta comunitária) no planejamento urbano e o passo culminante de uma série de encontros de design social que ocorreram ao longo dos últimos dois anos. O próximo passo é a construção de uma área de lazer (incluindo um jardim e iluminação) para a estrutura modernista composta dos três prédios e seus 499 apartamentos.

Esse é o futuro próximo.

symbol-chain