projetos
Através de uma abordagem comunitária, a Lanchonete.org fica sabendo e amplifica os esforços dos cidadãos, buscando acrescentar valor a essas iniciativas por meio do envolvimento de artistas, como é o caso das residências de artistas integradas a estruturas de comunidades e das apresentações de trabalhos colaborativos em conferências, publicações e exposições, sem contar uma série de intervenções vindas de outros campos, como mapeamentos, reuniões com autoridades, banquetes e mídias comunitárias.
Encontros na Paim
☛ paim.lanchonete.org
Lanchonete.org engaja membros da comunidade do Bixiga por meio do intercâmbio de histórias orais e visuais, oficinas de arte, projeções de filmes, assim como refeições e encontros comunitários. Como um coletivo de pensadores urbanos, chamamos artistas do Brasil e de outras partes do mundo como convidados para reformatar continuamente e desenhar esse espaço em transformação. O seu envolvimento será bem-vindo.
Cidade Queer
☛ cidadequeer.lanchonete.org
Cidade Queer é uma iniciativa de Lanchonete.org com a fundação Musagetes. O programa conta com diversas ações que se articulam pela relação entre Queerness e a vida na cidade contemporânea. Vincula-se à ideia de direito à cidade, estabelecida pelo filósofo e sociólogo francês Henri Lefebvre. O objetivo é abrir discussões sobre a possibilidade de vivência na cidade fora de uma lógica normativa e que expandam o próprio conceito queer, tendo São Paulo como perspectiva.
Episódio Haiti
☛ episodiohaiti.lanchonete.org
Resultado de um processo de três meses de residência artística do fotógrafo haitiano Pierre Michel Jean na cidade de São Paulo, convidado por Lanchonete.org em parceria com Novas Diásporas/Invisíveis Produções, com o apoio de FOKAL – Fondasyon Konesas ak Libète / Fondation connaissance et liberté e ArtsEverywhere. Após o terremoto que ocorreu em janeiro de 2010, muitos haitianos quiseram evitar a crise humanitária que tinha apenas começado. Entre a ajuda humanitária internacional que não passou de uma promessa e o governo haitiano assolado pela crise, a emigração pareceu ser uma questão. República Dominicana, Bahamas, Canadá, Estados Unidos, todos esses países viram crescer consideravelmente o número de imigrantes haitianos e seu território em 2010. Um ano depois, um itinerário improvável desde a República Dominicana e a Cordilheira dos Andes abriu-se o caminho para o Brasil.
Zona da Mata 2016
☛ zdm2016.lanchonete.org
Concebido como um laboratório ambiental permanente, Zona da Mata inicia seu processo no começo de 2016 encubado por Lanchonete.org em parceria com Ateliê Mata Adentro (Rodrigo Bueno e Carol Ramos). Construído através de dinâmicas processuais e participativas, o projeto teve como objetivo engajar a comunidade local e periférica ao fazer uma ponte com o quintal do Goethe-Institut. Durante o ano foram abordadas as dimensões artísticas de interação com a natureza no espaço urbano por meio de encontros voltados para a memória da Mata Atlântica que existiu em São Paulo, a regeneração do espaço e o pensamento sistêmico proposto pela permacultura.