Lanchonete

projetos

Através de uma abordagem comunitária, a Lanchonete.org fica sabendo e amplifica os esforços dos cidadãos, buscando acrescentar valor a essas iniciativas por meio do envolvimento de artistas, como é o caso das residências de artistas integradas a estruturas de comunidades e das apresentações de trabalhos colaborativos em conferências, publicações e exposições, sem contar uma série de intervenções vindas de outros campos, como mapeamentos, reuniões com autoridades, banquetes e mídias comunitárias.

 


Encontros na Paim

paim.lanchonete.org
Lanchonete.org engaja membros da comunidade do Bixiga por meio do intercâmbio de histórias orais e visuais, oficinas de arte, projeções de filmes, assim como refeições e encontros comunitários. Como um coletivo de pensadores urbanos, chamamos artistas do Brasil e de outras partes do mundo como convidados para reformatar continuamente e desenhar esse espaço em transformação. O seu envolvi­mento será bem-vindo.

 


Cidade Queer

cidadequeer.lanchonete.org
Cidade Queer é uma iniciativa de Lanchonete.org com a fundação Musagetes. O programa conta com diversas ações que se articulam pela relação entre Queerness e a vida na cidade contemporânea. Vincula-se à ideia de direito à cidade, estabelecida pelo filósofo e sociólogo francês Henri Lefebvre. O objetivo é abrir discussões sobre a possibilidade de vivência na cidade fora de uma lógica normativa e que expandam o próprio conceito queer, tendo São Paulo como perspectiva.

 


Episódio Haiti

episodiohaiti.lanchonete.org
Resultado de um processo de três meses de residência artística do fotógrafo haitiano Pierre Michel Jean na cidade de São Paulo, convidado por Lanchonete.org em parceria com Novas Diásporas/Invisíveis Produções, com o apoio de FOKAL – Fondasyon Konesas ak Libète / Fondation connaissance et liberté e ArtsEverywhere. Após o terremoto que ocorreu em janeiro de 2010, muitos haitianos quiseram evitar a crise humanitária que tinha apenas começado. Entre a ajuda humanitária internacional que não passou de uma promessa e o governo haitiano assolado pela crise, a emigração pareceu ser uma questão. República Dominicana, Bahamas, Canadá, Estados Unidos, todos esses países viram crescer consideravelmente o número de imigrantes haitianos e seu território em 2010. Um ano depois, um itinerário improvável desde a República Dominicana e a Cordilheira dos Andes abriu-se o caminho para o Brasil.

 


Zona da Mata 2016

  zdm2016.lanchonete.org
Concebido como um laboratório ambiental permanente, Zona da Mata inicia seu processo no começo de 2016 encubado por Lanchonete.org em parceria com Ateliê Mata Adentro (Rodrigo Bueno e Carol Ramos). Construído através de dinâmicas processuais e participativas, o projeto teve como objetivo engajar a comunidade local e periférica ao fazer uma ponte com o quintal do Goethe-Institut. Durante o ano foram abordadas as dimensões artísticas de interação com a natureza no espaço urbano por meio de encontros voltados para a memória da Mata Atlântica que existiu em São Paulo, a regeneração do espaço e o pensamento sistêmico proposto pela permacultura.

symbol-chain