Lanchonete

Andrew O’Connor em residência com Lanchonete.org e Residência São João

Andrew é produtor independente de rádio e artista sonoro, baseado em Toronto, Canadá. Seu trabalho reflete um interesse em som, narração e transmissão, e explora essas ideias através da emissão de rádio, assim como em instalações artísticas, o design sonoro, e rádios pirata. O trabalho de Andrew com rádio já foi incluído na rede CBC Radio, e reproduzido internacionalmente na rádio pública australiana ABC, Rádio Zero em Lisboa, e a emissora pública austríaca ORF. Mais recentemente, seu trabalho foi incluído no Radiophrenia Festival organizado pelo Glasgow Centre for Contemporary Art, e no Deep Wireless Festival of Radio Art. Atualmente, Andrew apresenta e produz semanalmente um programa de rádio pirata chamado DISCO 3000, na sua própria estação low-watt FM, Parkdale Pirate Radio.

Durante seu período em São Paulo, Andrew estará explorando a vizinhança da Rua Paim, no Conjunto Santos Dumont, e documentando os sons e as pessoas para criar um trabalho novo.

Trabalhando junto à Residência São João no estado do Rio, Lanchonete.org experimenta receber conjuntamente um artista entre contextos rurais e urbanos. Andrew estará na São João durante algumas semanas antes de vir a São Paulo. Assim como na residência de pesquisa em recepção artística de Anat Litwin, no início deste ano durante o Seminário Internacional da Escola da Cidade, ‘abriremos a porta’ com uma série de apresentações no Conjunto Santos Dumont na Rua Paim. Desde o primeiro conjunto de apresentações, Andrew é convidado a construir uma programação de atividades ou encontros durante a sua estadia, culminando em um programa de rádio na lanchonete. Trabalhando junto à Residência São João, estamos buscando novos modelos de recepção através de diferentes experiências. Andrew poderá incluir isso em sua residência, mas isso não é exigido. Caso Andrew queira futuramente construir uma intervenção de rádio conosco no Lanchonete.org, tal proposta normalmente surgiria durante a sua residência de pesquisa-‘ação.’
 

Todd Lanier Lester
symbol-chain